Blog feito para você, que quer entrar no mundo da cozinha para sobreviver, que já cozinha ou para conquistar aquela tão sonhada pessoa!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Muita areia pro meu caminhão!

Se você é o tipo que ainda não se controla nas quantidades ao cozinhar e sempre sobra alguma parte, vou passar algumas dicas para você congelar a “sobra” corretamente.

O que não pode ir ao freezer:
Maionese: Porque o óleo se separa dos demais ingredientes.
Gelatina Pronta: cristaliza
Batatas cozidas: Perdem sabor e têm a textura modificada
Ovos cozidos ou crus com casca: A casca se rompe e a gema fica granulada
Gema pura crua: Fica cheia de grânulos
Vegetais que serão usados crus: Perde a textura original
Manjares e pudins a base de maisena: A água se separa e o sabor se modifica
E mais...
Carne salgada e defumada, creme de leite, leite fresco, iogurte, pudim de leite condensado, saladas cruas, tomates.

Técnicas para congelar:

Todo alimento a ser congelado deve ser fresco, limpo e de boa qualidade. O congelamento deve ser providenciado logo após a compra dos produtos. Os alimentos que serão congelados prontos devem ser levemente temperados e cozidos apenas pelo tempo mínimo necessário, pois o congelamento tende a acentuar os temperos e amaciar os alimentos. Depois de pronto, esfrie rapidamente os alimentos após o cozimento ou fervura é indispensável para a manutenção de suas propriedades. Os alimentos só devem ser retirados do freezer antes de sua utilização, podendo ser consumidos até 24 horas. O alimento não pode voltar ao freezer, exceto no caso de um produto cru que venha a ser transformado em prato pronto.

Como descongelar

Os alimentos devem ser descongelados sempre colocando o alimento no refrigerador (descongelamento lento) ou em forno de microondas ou em temperatura ambiente por, no máximo, quatro horas. O alimento deve estar sob embalagem adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário