Blog feito para você, que quer entrar no mundo da cozinha para sobreviver, que já cozinha ou para conquistar aquela tão sonhada pessoa!

domingo, 11 de agosto de 2013

Dia dos Pais

Feliz dia dos Pais! Esta receita de paella é perfeit para hoje, onde a família se encontra na mesa

PAELLA VALENCIANA


Ingredientes (4 porçöes)

250 gramas de arroz valenciano tipo Bomba
300 gramas de lombo de porco, coelho ou frango picados, a escolher
300 gramas de lulas em rodelas
300 gramas de camarão cinza, limpos e sem casca
4 mariscos grandes ou 4 camarões rosa grandes
1 cebola bem picada
½ lata de tomate pelado
1 colher de chá de açafrão espanhol moído
1 colher de sopa de tempero paellero
6 colheres de sopa de azeite espanhol

Preparo

Em uma frigideira larga, dourar a cebola em azeite. Acrescentar o tomate pelado ao refogado e cozinhar por 2 minutos. Adicionar a carne e a lula, previamente marinados por meia hora em sal e limão.

Deixar em cozimento baixo, revolvendo regularmente até engrossar o molho. Acrescentar o arroz e logo em seguida o triplo da quantidade de água. Acrescentar o açafrão e o tempero paellero.

Deixar em fogo alto por 10 minutos, para socarrar (queimar) um pouco o arroz do fundo da panela. Em seguida, manter por mais 10 minutos em fogo mínimo para cozer a parte superior do arroz.

Colocar os mariscos ou camarões grandes (pré-fritos em azeite para dar coloração intensa) para decorar o prato. Descansar por cinco minutos com a frigideira tampada.

O cozimento ideal da paella deixa a parte inferior ligeiramente queimada, bem cozida ao centro, e ao dente na superfície. Adicionar sumo de limão siciliano e azeite a gosto.

Um comentário: